Aprender falando

Eu acho que nenhuma coisa que é prática se aprende nos livros. Isso pode ser interessante para começar, para conhecer. Por isto eu vou escrever a veces coisas no português.

Uns dos objetivos da meu viajem é aprender e praticar o idioma. Eu tive a sorte de aprender um pouquinho na minha cidade. Então não foi difícil começar, tinha pequenas palavras para iniciar breve conversações. Outra coisa que eu utilize foi Duolingo. É uma ferramenta ótima, a boa forma de aprender jogando. Exercícios simples, visuais, cores. Pequenas unidades de conhecimento, agrupadas pelo tema.  Não é a única application, mais eu acho muito boa. Tem muito tempo nisto, tem muitos idiomas, então eu acho que é a boa recomendação.

Agora estou praticando muito, só meus pensamentos são no espanhol, aqui a gente fala tuda português. A veces um pouquinho de portunhol mais e o mínimo. Então eu tem que encontrar a maneira de falar o quero falar com as palavras que conheço.

O último que vou a agregar a meia exercício e isto. Escrever alguns notas no português. Assim eu tem a excuse para pesquisar palavras, sinônimos, mais tranquilo. Elaborar frases mais complexas, coisa que é difícil falando. Já é muito esforço tentar dizer a oração e articular os fonemas.

Até agora eu escreve sobre outras coisas e não sobre o que era meu primeiro motivo. Queria reforçar a ideia da que as cosas práticas necessitam prática. Para falar um idioma é preciso falar, exercitar. Ouvir música, olhar filmes sem subtítulo, conversar com alguém.

Isto e todo! Que bom poder escrever assim.

Responder

