O coco

Tem plantas que parecem bendicões, são tantos os usos e os benefícios que parecem solucionar tudas as necessidades do homem. Um exemplo é o cáñamo; a cana (talvez se não tivera levado tanto dor aos lugares onde proliferou), outro é o coco.

E visto coisas das mais diversas feitas com alguma parte do coco. Colheres de diferentes tamanhos, instrumentos, tejido, chapéus, cestas com as raízes, copos. Além de que dá água para beber e carne para comer, você pode fazer óleo, leite, coco ralado. Sem falar das coisas feitas com a madeira do coqueiro que é como tuda madeira, dá para bancos, vigas, teto, paus.

E é um árvore que tem características muito interessantes, na sua resistência aos ventos, sua flexibilidade. Sua raiz se compõe de muitas pequenas ramificações que se unem ao chão, fazendo que seja bem firme. O fruto, o coco, começa bem bem pequeno e vá crescendo mudando de um cor verde ao amarelo (Ou bem amarelo forte a um amarelo fraco, em outra espécie). Dentro a transformação também é interessante. Começa a encher de água, logo a fibra vai ficando mais compacta e formando a cobertura marrom que é bem conhecida. Em essa transformação a água vai virando carne e ficando mais seca. Também está o fato de que o coco alem de fruto e a semente, uma dupla função.

Eu vou avançando no caminho e vou achando mais e mais coisas feitas com este fruto. Achava ruim não dedicar umas palavras a um coisa tão boa que achei. Se encontram um coqueiro procurem tirar um coco dele é aproveitar tudos seus benefícios.

Captura

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s